Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1.9.16

Wattpad: Para Quem Ama Ler e Escrever

No inicio desse ano eu estava louca pra ler algum livro novo. Eu lia muito quando eu estava no colegial, mas eu terminei e tô com preguiça de fazer o meu cadastro na biblioteca pública do meu bairro, sem grana pra comprar livros novos, em fim, eu passei muito tempo ser ler nada e comecei a procurar apps para ler livros de graça. A maioria dos apps que eu encontrei disponibilizava apenas algumas páginas do livro e depois tinha que pagar, então eu conheci o Wattpad. Criado em 2006 o Wattpad é uma rede social onde você pode encontrar todo o tipo de escritores e publicar as suas próprias histórias. Pra quem gosta de dar um de escritor com certeza vai gostar do aplicativo já que ele proporciona aos escritores a chance de ser lido. Ele é um site de escrita “on-line”. Por lá, você como leitor, fã ou escritor, pode escrever uma história, ficcional ou real; romance; humor; fantasia; terror; fanfict; etc. E cada capítulo já pode ser lido, compartilhado e comentado. O que achei interessante é a facilidade do site. É tudo muito simples e intuitivo. Qual o propósito de um texto que não sai da gaveta? Qual o propósito de um livro que fica esquecido em um canto empoeirado? Livros são mais felizes na mão de leitores. Então se você tem algum conto escondido na gaveta, querida essa é sua chance de aproveitar o app e compartilha-lo com outros leitores. O único ponto negativo do aplicativo é que não dar pra encontrar qualquer livro famoso por lá, já que os livros são literalmente digitado por alguém, a maioria das pessoas que postam não terminam, então escritora como Paula Pimenta por exemplo é bem difícil encontrar livros dela. Mas o que me realmente incentivou pra fazer esse post sobre o Wattpad são as Histórias que eu descobrir por lá, que realmente devem ser lidas e divulgadas! E espero que as Editoras estejam de olho nessa rede social, porque tem muita coisa boa. O site é bem simples, não tem muito segredo em como mexer e você pode conecta-lo com o Facebook. Dar pra usa-lo no Android, tablete, no google, então em tudo quanto é lugar você consegue acompanhar as atualizações das Histórias, e outra coisa muito, mas muito legal mesmo, é que não é preciso estar conectado a internet pra ler o seu livro. Quando estiver conectada a internet, você salva o livro que você quer ler na sua biblioteca particular, depois é só sair da internet e você poderá ler todos os livros que você escolheu. 
O ponto forte do Wattpad é que ele dar a oportunidade para quem gosta de escrever, e quer realizar o seu sonho de ser escritor, a compartilhar sua história. Tem contos realmente incríveis por lá. No site Wattpad é escritor quem quiser ser. Lá você pode criar uma história com as inspirações que desejar, do jeito que achar melhor. Em geral, o “público-escritor” presente no site representa muito bem o termo Fanfict, que é quando uma pessoa ama tanto um livro, filme, novela, série que decide pegar emprestado algum personagem, ou vários, e criar a sua própria versão. Você pode escolher qual livro ler. A lista é gigante. Os que fazem mais sucesso são livros com temática romântica. Os capítulos, em geral, são curtos. Você pode apenas espiar os primeiros capítulos antes de decidir prosseguir com a leitura ou não. É interessante o espaço para comentários. O leitor pode dar pitacos em cada capítulo. Wattpad pode ser uma vitrine para novos escritores. A editora Rocco, por exemplo, lançou a escritora Nana Pauvolih, que atingiu mais de 1 milhão de visualizações no Wattpad, com o livro “Redenção de um cafajeste“. No Brasil vem ele sendo um veiculo "mão na roda" para muitos escritores independentes, e hoje já temos um bom acervo nacional. As histórias mais votadas aparecem no "What's Hot List". Estas estatísticas mudam diariamente, devido à leitura e votos dos usuários. Ele promove vários pequenos concursos durante o ano. Durante o verão de 2012, por exemplo, o Wattpad em colaboração com Margaret Atwood, realizou a "Attys", o primeiro concurso de poesia, para oferecer uma oportunidade aos poetas de competirem uns contra os outros. Legal né? Eu só queria que tivesse mais livros completos de autores conhecidos por lá, mais fora isso o app é uma ótima aposta que quem gosta de ler e escrever. 

Então gente, deixa nos comentários o que você achou do aplicativo, e se você já conhecia, qual sua melhor leitura até agora? Se você tem um perfil por lá, deixa ai no comentários pra eu te seguir. Eu não escrevo nada só leio, então, por isso que não vou deixar o meu perfil, quando eu terminar de fazer umas playlist bem legal de livros concluídos eu deixo aqui pra vocês. Beleza? Beijos!